Home

domingo, 31 de maio de 2015

Consumismo x Preservação dos Recursos Hídricos

Nos últimos meses, milhares de corporações têm se unido em campanhas em prol da economia de recursos hídricos. Mas será que elas possuem autoridade para tratar de tais assuntos?

O fato de grandes empresas promoverem tais campanhas é contraditório pois está diretamente relacionado ao dinheiro. Grandes empresas precisam que as pessoas consumam seus produtos para que ganhem dinheiro e o consumismo é, por sua vez, um dos grandes responsáveis não apenas pela falta d'água, mas também pela degradação de diversos recursos naturais.

Roupas, acessórios, carne.

Para produzir artigos de vestuário, utilizando o exemplo de uma calça jeans, gasta-se em média 11 mil litros de água. A moda, que se renova a cada estação, atrai a população para que compre roupas novas periodicamente. Aqueles que não acompanham a moda podem ser alvos de chacotas em certos círculos sociais.

Para a produção de 1kg de carne bovina gasta-se em média 15 mil litros de água. Considerando que cada brasileiro come cerca de 40 kg de carne por ano, é muita água gasta. O que se pretende aqui não é incentivá-los a abolirem de vez a carne da dieta, mas sim a diminuir o consumo, que além de demasiado gasto de água, causa desmatamento de grandes áreas para a criação de gado. Divulgar à população tais dados não é interessante para a indústria pecuária, que só em 2011, movimentou R$328,3 bilhões.


Diminuir o consumo de carne e comprar menos produtos da indústria têxtil também ajuda a preservar nossos recursos hídricos.




FONTES:

http://revistasafra.com.br/cadeia-de-producao-de-carne-bovina-movimenta-r-328-bilhoes/

http://super.abril.com.br/ciencia/deveriamos-parar-de-comer-carne







segunda-feira, 25 de maio de 2015

A água é nossa!

A atual crise hídrica vivenciada em São Paulo fez cada cidadão repensar a forma com que utilizava a água. Inúmeras reportagens e anúncios publicitários chamaram a população a diminuir o tempo em que escovavam os dentes, tomavam banho, e a reutilizar a água da máquina de lavar ou recolher água da chuva.

Tais hábitos são realmente muito importantes. A água potável é um recurso finito, então, é importante utilizá-la com consciência. Mas será que a crise veio apenas por conta do mal uso doméstico?

Sabe-se que, no Brasil, cerca de 72% da água é utilizada para irrigação agrícola e 22% para uso industrial. Apenas 8% da água é destinada a uso doméstico. Ironicamente, o Brasil é o terceiro maior exportador agrícola do mundo. Isto significa que toda a água utilizada na agricultura brasileira é gasta para irrigar produtos que não ficarão por aqui, mas serão exportados.

Mas a "Água é Nossa"! Por isso é importante que todos façam sua parte para economia deste recurso, mas não podemos deixar que o agronegócio as tire de nós. Mais ainda: não podemos deixar que a mídia continue a veicular os problemas hídricos brasileiros como se estes fossem culpa da classe trabalhadora.

O projeto do blog "Água Nossa" foi criado a partir de uma proposta feita em sala de aula na Escola Técnica Estadual Conselheiro Antônio Prado (ETECAP) pela disciplina de Biologia e Dinâmica de Sistemas no curso técnico de Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio. Com o tema "uso consciente da água", um grupo de alunas e alunos decidiu criar este blog não apenas para dar dicas de economia de água no dia a dia, mas também para atentar a população de que o problema não está apenas no tempo em que escovam os dentes, mas engloba setores econômicos brasileiros. Apenas o conhecimento poderá fazer a população ir à luta e gritar:

"A ÁGUA É NOSSA!"


Fontes:

LANDIM, Raquel. http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-ja-e-o-terceiro-maior-exportador-agricola-do-mundo,520500 Acessado em: 25/03/2015

WALBERT, Allan. http://www.ebc.com.br/noticias/internacional/2013/03/agricultura-e-quem-mais-gasta-agua-no-brasil-e-no-mundo Acessado em: 25/03/2015